CÂMERAS E EQUIPAMENTOS


DIRETORES BUSCAM POSSIBLIDADES E FORMATOS DE CÂMERAS DIGITAIS DE ALTA RESOLUÇÃO FULLHD PARA FILMAGEM DO LONGA.


Hoje em dia, percebe-se que o ato de filmar se tornou mais acessível, pois a cada dia que passa surge novos equipamentos digitais com alta resolução FullHD que proporcionam a qualidade de imagem cinematográfica. O formato de 35mm, classificado como cinema profissional, ainda impera mas somos reféns do alto custo da película, além de ter limitações e um controle maior do que está sendo filmando, pois cada segundo de negativo vale ouro. Sem contar a pós-produção, revelação e finalização.

Diante do cenário atual, observa-se que a digitalização trouxe inúmeros avanços para o cinema. Com o avanço da tecnologia das câmeras FullHD, estão surgindo novas técnicas de realização, produção, exibição e distribuição de produtos audiovisuais.

Segue abaixo, câmeras e equipamentos digitais de alta resolução que pretendemos utilizar para trazer qualidade de imagem para o nosso filme. Estamos pesquisando formatos pensando nestes modelos de câmera, levando em consideração acima de tudo a qualidade da imagem, estética, mobilidade e o custo benefício.

Silicon Imaging SI-2K P+S TECHNICK (Resolução 2048x1152 pixels)

Desenvolvida pela empresa americana Silicon Imaging, a câmera de cinematografia digital SI2K tem a capacidade de gerar imagens em arquivo RAW, com resolução máxima de 2048 X 1152 através de um sensor CMOS de 2/3". Além de altíssima resolução, a câmera também oferece vantagens como: 10 1/2 stops de latitude, sistema integrado de tratamento de imagem IRIDAS SpeedGrade não destrutível, alto padrão de ergonomia para movimentação de câmera, sistema de monturas intercambiáveis P+S Technik, entre outros. Mesma câmera utilizada no filme "Quem quer ser Milhonário", vencedor do Oscar 2009.

Silicon Imaging SI-2K MINI

Com a intenção de oferecer um equipamento de câmera que ofereça versatilidade e mobilidade, a Silicon Imaging e P+S Technik desenvolveram a SI2K mini. Através de um suporte "mini rig", a SI2K mini facilita a ousadia na execução de movimentos de câmera na mão. Seu design ergonômico, dimensões pequenas (105x70x45 mm) e consequentemente sua leveza, trazem benefícios para produções que buscam unir otimização, alta qualidade de imagem e inovação tecnológica.



RED ONE DIGITAL CINEMA 4K (Resolução 4520 x 2540 pixels)

Nos últimos anos várias soluções de câmeras e ferramentas próprias para vídeo digital apareceram, sendo uma delas as câmera RED. Essa câmera consegue capturar imagens em resoluções absurdamente altas! Um cineasta que está usando esse tipo de câmera para filmar, nesse momento, é o Peter Jackson, diretor de Senhor dos Anéis. O seu próximo filme, chamado "Crossing the Line", foi filmando com a RED e esta em fase de finalização.

Para fazer idéia da qualidade de imagem da câmera, vou fazer uma comparação com o que temos hoje em termos de vídeo HD. Todos devem estar cientes das resoluções de vídeo chamadas de 720p e 1080p, que correspondem respectivamente a vídeo HD (1280 x 720 pixels) e Full HD(1920 x 1080 pixels), pois pasme que a RED câmera pode filmar material no que é chamado de 2540p (4520 x 2540 pixels). Está é a chamada resolução 4K novo formato que chega de cinema digital que está bem próximo a qualidade da película 35mm.


ADAPTADOR PRO 35MM

Conversor de Imagem para câmeras com sensores 2/3” HD ou SD

Tenha a sensação de tridimensionalidade de 35mm utilizando uma camera 2/3” HD ou SD com o conversor PRO35. Ganhe a possibilidade de escolha de centenas de lentes, todas as possibilidades óticas de 35mm passam a estar disponíveis para o vídeo.

Nos últimos anos o equipamento se tornou conhecido e utilizado regularmente por diretores de fotografia de renome. O alcance da TV de alta definição e o aumento da resolução do padrão de vídeo faz deste padrão cada vez mais acessível para produções que buscam alcancar a tela de cinema em um novo modelo de produção, associado a custos técnicos mais baixos. Com o PRO35 você pode trabalhar com as lentes, acessórios e profundidade de campo que você conhece da produção cinematográfica em 35mm.

ADAPTADOR MINI 35MM

Conversor de Imagem para câmeras com sensores de 1/3"

Use lentes de cinema 35mm na sua câmera de vídeo digital para alcançar imagens melhores nos formatos HDV ou miniDV.

A profundidade de campo, o foco e a distância focal será virtualmente o mesmo de uma câmera cinematográfica 35mm. Suas principais características é a possiblidades de utilização de lentes projetadas para o formato de 35mm – cinematografia ou fotografia still; A profundidade de campo, o foco e a distância focal será virtualmente o mesmo de uma câmera cinematográfica 35mm; Montura para lentes 35mm Arri PL, Nikon, Panavision, Leica, Zeiss-Contax ou Canon; Apenas trocando o kit de conexão e mantendo a mesma unidade básica, o MINI35 possibilita utilizar câmeras Sony, Canon, Panasonic e JVC.

Com a possibilidade de utilizar estas câmeras, vamos buscar interagir estéticas do cinema com o digital. Assim, podemos explorar liberdade narrativa, através da edição não-linear, de movimentos virtuosos de câmera, do tratamento estético na colorização e tratamento de imagem, na edição e montagem e no som, buscando estilos distintos que servem à narrativa do filme.

Segue abaixo vídeo de apresentação e demonstração da qualidade de imagens ao filmar com câmera HVX200 e lentes com adaptador MINI 35MM.

Um comentário: